Blog posts

Celular na Europa: roaming internacional sem custo

Celular na Europa: roaming internacional sem custo

Alemanha, Espanha, França, Islândia, Itália, Reino Unido

Vai para a Europa e quer comprar um chip para o seu celular? Agora é possível viajar por 31 países sem precisar trocar de chip e ter roaming internacional gratuito.

Pois é, desde de junho de 2017 está em vigor a resolução da União Européia que impede a cobrança por roaming internacional dentro os países da Comunidade Europeia. Agora, numa viagem pelo continente, você pode comprar um simcard num país e usa-lo nos demais países sem precisar adquirir outro chip ou plano.

Leia também Expedição metrópoles europeias

O roaming gratuito funciona em 31 países, 28 do Espaço Econômico Europeu, e mais três da Associação Econômica Européia. O Reino Unido está incluso até a efetivação do Brexit (2019), a não ser que seja firmado algum acordo específico.

Lista de países: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia e Suécia.

Mônaco, Andorra, San Marino  e Suíça não participam do acordo.

Até 2020 outros seis países se juntarão ao acordo: Georgia, Ucrânia, Azerbaijão, Armênia, Moldova, e Bielorrússia.

Contudo, há operadoras como a Vodafone com acordos especiais. No caso da Vodafone, há 40 países e territórios com roaming gratuito como: Turquia, Albânia, Bosnia e Hezergovina, Ilhas Faroe, Gibraltar, Mônaco, San Marino e Suíça.

Quanto custa?

O preço varia de país para país e de operadora. Esteja preparado para investir entre 25 e 50 euros num plano com roaming internacional sem custo com validade de 30 dias.

Documentos necessários

A operadora pedirá seu passaporte e endereço onde está hospedado. Outro detalhe importante é ter consigo um telefone desbloqueado. Do contrário, de nada adiantará.

Operadoras, planos e lojas

Após descobrir as melhor operadoras do país no site Prepaid Data SIM Card Wiki acesse o site de cada uma das operadoras para obter mais informações sobre o planos e tarifas. Inclusive a localização das lojas.

Vale a pena comprar simcard internacional?

A Vodafone tem a maior cobertura da Europa. Compare os países cobertos pela operadora com e os destinos que você pretende visitar.

Muitos chips internacionais são caros, têm velocidade e pacote de dados reduzidos. Acaba saindo mais caro do que comprar um chip europeu com roaming gratuito.

Reserve seu hotel na Europa

About the author

Sou fotógrafo, moro em São Paulo e já estive em 16 países. O Viver a Viagem é meu projeto pessoal e vai além de dicas triviais; quero proporcionar uma imersão cultural e ajudar você a viajar com um olhar diferente.