Blog posts

Tiradentes: a Cruz de Nossa Senhora

Tiradentes: a Cruz de Nossa Senhora

Brasil

Não sou católico, mas sei que todo praticante faz o sinal da cruz ao entrar numa igreja ou ao se deparar com uma cruz. Em Minas Gerais, pode ser difícil manter a tradição com tantas igrejas e cruzes espalhadas pelas cidades. Tive a oportunidade de conhecer Tiradentes e São João del Rei e um certo tipo de cruz chamou a minha atenção: a Cruz de Nossa Senhora.

Elas são brancas, amarelas, azuis, beges, vermelhas e multicoloridas. Feitas de papel crepom, chita e fuxico. Há cruzes novas e até algumas esquecidas pelo tempo. De qualquer maneira, são onipresentes e adornam portas e batentes.

cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentescruzdenos cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes

Curioso, perguntei para alguns tiradentinos o seu significado e por que a maioria as colocava nas portas. Escutei de tudo um pouco:

“Dia 3 de maio é o dia mundial do crucifixo. Maio é o mês de Nossa Senhora. Por isso coloca-se o crucifixo na porta, para quando Nossa Senhora passar abençoar o lar, tirar o agouro e mau olhado.”;

“Coloca-se a cruz nas portas de entrada e de saída. Em maio, quando Nossa Senhora visita as casas ela traz bênçãos.”;

“Sempre foi feito assim, por via das dúvidas continuo a fazer.”;

“A cruz é colocada na porta para comemorar os nove meses do menino Jesus, que nasceu em 25 de dezembro. Em maio, a Nossa Senhora abençoa as casa que tiverem a cruz.” – Achei engraçado o fato da pessoa nem ao menos questionar a matemática que, nem de longe, bate.

Versões a parte, fato é que na madrugada de 3 de maio, uma tradição católica é anualmente renovada[1]. Neste dia celebra-se o dia da Santa Cruz – data em que Santa Helena (mãe do imperador Constantino) encontrou a verdadeira cruz em que Jesus foi crucificado[2].

Curiosidade: no local foi construída a Basílica do Santo Sepulcro – Cidade Velha de Jerusalém, Palestina[3].

santa helena, cruz, cruz de nossa senhora
Helena de Constantinopla[4]

Em Tiradentes, na véspera do dia da Santa Cruz, as cruzes de papel são renovadas, e às mais resistentes (plástico e outros materiais) é colocado uma flor pois acredita-se que Nossa Senhora passa pelas ruas entrando nas casas de quem tem uma cruz na porta.

cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes

A cruz se tornou um amuleto, símbolo de boa sorte e superstição. Ai de quem não colocar a sua cruz na porta!

cruz, cruz de nossa senhora, Tiradentes

Fotos por Alexandre Disaro.

Faça sua reserva em Tiradentes pelo Viver a Viagem e ajude a manter o site. Não custará nenhum centavo a mais para você.

CC-BY-NC

Referências e Notas Explicativas   [ + ]

About the author

Sou fotógrafo, moro em São Paulo e já estive em 16 países. O Viver a Viagem é meu projeto pessoal e vai além de dicas triviais; quero proporcionar uma imersão cultural e ajudar você a viajar com um olhar diferente.