Blog posts

Tortinha com ganache vegana

Tortinha com ganache vegana

Brasil, Gastronomia

Aprenda a fazer uma deliciosa tortinha com massa podre e ganache vegana.

Ingredientes

Ganache

  • 3 xícaras (750g) de painço sem casca cozido e na temperatura ambiente;
  • 300g de tofu;
  • 4 colheres de sopa (60ml) óleo de coco;
  • 1 xícara (250g) de cacau em pó;
  • 1 xícara (250ml) de melado de cana;
  • 1 xícara (250g) de açúcar de coco;
  • 100g de chocolate em barra 70% cacau sem leite;

Massa podre

  • 6 colheres de sopa (90g) de farinha de amêndoas;
  • 3 colheres de sopa (45g) de farinha de linhaça dourada;
  • 3 colheres de sopa (45g) de farinha de grão de bico;
  • 3 colheres de sopa (45g) de farinha de arroz;
  • 3 colheres de sopa (45ml) de azeite ou óleo vegetal;
  • 1 colher de sopa (15ml) de melado de cana;
  • 1 colher de sopa (15g) de açúcar de coco;
  • 2 colheres de chá (10g) de bicarbonato de sódio;

Decoração

  • 1 punhado de cascas de laranja secas cortadas em pequenos cubos para salpicar; ou o que desejar.

Preparo

Ganache

Comece preparando o painço. Lave, escorra e cozinhe-o como se fosse arroz, na porção de 1 para 3 – a cada xícara de painço, três de água. Para esta receita, passe do ponto de cozimento para que se torne uma massa como a polenta. Após cozido, o painço fica opaco e esbranquiçado. Deixe-o esfriar antes de usar na receita.

Se tiver um bom processador de alimentos, use-o a partir desta etapa. Do contrário, você pode misturar os ingredientes numa batedeira e alisar a ganache no liquidificador.

No processador ou numa travessa – para quem usar a batedeira – acrescente o tofu, o painço na temperatura ambiente, o óleo de coco, o cacau em pó, o melado de cana, o açúcar de coco e por último o chocolate derretido em banho-maria. Bata e incorpore bem os ingredientes.

Se tiver usado o processador, reserve e refrigere a ganache. Se tiver usado a batedeira, aos poucos bata partes das mistura no liquidificador para deixar o creme bem liso. Em seguida, reserve e refrigere a ganache.

Massa podre

Unte com óleo de coco uma forma com fundo removível de 20cm de diâmetro, ou se for quadrada de 20cm por 20cm. Reserve.

Em uma travessa incorpore os ingredientes da massa: farinha de amêndoas, farinha de linhaça dourada, farinha de grão de bico, azeite ou óleo vegetal, melado de cana, açúcar de coco e bicarbonato de sódio. Mexa bem e adicione um pouquinho de água apenas para dar liga à massa.

A massa não pode ficar farelenta tampouco grudando nas mãos. Deixe-a com aspecto de massinha de modelar.

Faça um bola e coloque-a no centro da forma untada. Com os dedos, espalhe-a ocupando todo o fundo da forma e as bordas. Suba as bordas em até 4cm.

Com um garfo, perfure a massa para que não estufe e crie bolhas durante o cozimento.

Num forno pré-aquecido, asse a massa a 200ºC por 10 a 15 minutos, ou até a massa ficar dourada. Cuidado para não queimá-la! Cada forno funciona de um jeito.

Retire do forno a massa e deixe-a esfriar.

Montagem

Com a massa na temperatura ambiente, retire a ganache da geladeira e despeje-a dentro da massa desenformada.

Decore com o que gostar. Para esta receita usei raspas de laranja. Fiz também com groselhas frescas e ficou uma delícia. O cítrico harmoniza muito bem com o chocolate.

Antes de servi-la deixe na geladeira por 2 horas.

ganache veganaSegredinhos

Use a medida do óleo de coco quando estiver líquido. Usa-lo sólido aumenta a quantidade do óleo na receita e pode até comprometer a receita.

Se a ganache ficar dura demais acrescente um pouco de leite vegetal (soja, arroz, amêndoas, amendoim,…) para amaciar o creme.

Ao adicionar água na massa tome cuidado. Adicione aos poucos e vá incorporando. Isso se deve à diferença na umidade do ar em cada cidade e inclusive à diferença das farinhas em si.

Ao abrir a massa na forma, deixe-a fininha e com a mesma espessura para que também asse por igual. Se deixa-la grossa fica difícil para cortar e comer. E se deixar muito fininha nas bordas a massa pode vir a queimar nas extremidades.

Um novo jeito de cozinhar

Que tal repensar a lógica de como cozinhamos? Foi no acaso das buscas por novas maneiras de ser mais criativo na cozinha que esbarrei nas soluções e conhecimentos veganos.

Você nunca se questionou o porquê de usarmos apenas os mesmos ingredientes para cozinhar? Ou, por que damos sempre as mesmas funções para os ingredientes? Se precisamos de farinha, imediatamente pensamos apenas na de trigo; se queremos um ingrediente para dar liga, escolhemos o ovo; e assim por diante.

Entrando em contato com o veganismo aprendi a fazer uma verdadeira alquimia ao combinar farinhas diferentes para suprir a quantidade que usaria de farinha de trigo. Descobri que não é apenas o ovo que dá liga às massas e que também que há diversas maneiras de adoçar a comida. E ainda, que podemos usar muitas sementes como purê e transforma-las em base para preparações doces e salgadas.

Já conhece o painço?

ganache vegana painço

Conhecido também como milheto, o painço é um grão muito usado nas culinárias vegetariana e vegana por seu alto índice proteico.

O grão é uma opção para pessoas alérgicas ou intolerantes ao glúten. Rico em triptofano – uma das bases para produção no organismo de serotonina, neurotransmissor que dá calma, tranquilidade, prazer e saciedade – lignanas, fibras e antioxidantes. Este conjunto favorece muito as mulheres para diminuir os sintomas da TPM, da menopausa e para controlar o ciclo menstrual.

Ainda, auxilia na saúde cardiovascular por contém alto teor de magnésio, que tem função importante na redução da pressão arterial e de riscos de infartos. Seu alto teor de fósforo exerce efeito benéfico mantendo os ossos fortes. O fósforo ainda melhora a memória e a concentração.

O grão pode ser cozido e usado como substituto do arroz, como o cuscuz ou até mesmo cozido como uma polenta para integrar bases doces e salgadas em pratos.

Onde encontrar os ingredientes

Casas de produtos naturais têm grande parte desses produtos.

Um lugar que gosto muito de ir é a Zona Cerealista em São Paulo. Muitos restaurantes compram lá seus insumos. Para quem não pode frequentar a região, ainda assim é possível comprar no site da Zona Cerealista.

Posso fazer algum ingrediente em casa?

Sim. Tendo um bom processador/liquidificador/moedor de grãos é possível fazer as farinhas de grãos em casa e te-las sempre frescas.

Salve e leia depois

ganache vegana

About the author

Sou fotógrafo, moro em São Paulo e já estive em 16 países. O Viver a Viagem é meu projeto pessoal e vai além de dicas triviais; quero proporcionar uma imersão cultural e ajudar você a viajar com um olhar diferente.