Blog posts

Transporte público – tudo sobre o metrô de Seul

Transporte público – tudo sobre o metrô de Seul

Coréia do Sul

Quando o assunto é transporte público o metrô de Seul é destaque no mundo. Pela facilidade, comodidade e eficiência é o meio de transporte escolhido pela maioria dos que visitam a capital sul-coreana. Confesso que fiquei impressionando com sua abrangência e eficácia.

Seus atuais 331,5km de extensão são distribuídos em 18 linhas e 627 estações. É uma das redes metroviárias mais movimentadas do mundo, transportando anualmente mais de 2 bilhões de passageiros. A primeira linha foi inaugurada em 1974 e desde então vem crescendo rapidamente.

Mesmo com o metrô em movimento a conexão 4G é consistente e abrangente. Antenas dispostas em intervalos de 300 a 400 metros garantem a distribuição do sinal em banda larga WiBro (wireless broadband) por todo o percurso.

A maioria dos trens têm telas de TV digital que informam os nomes das estações por vir, notícias, números da bolsas de valores e exibem animações.

Na maioria dos trens, arrisco-me dizer que em todos, há ar condicionado e assentos aquecidos.

Quase todas as estações têm portas protetoras, isolando a passageiro dos vagões até o momento em que o trem esteja completamente parado.

Em algumas estações há gôndolas digitais de mercado, nas quais a pessoa acha o que gostaria de comprar, scaneia o QR Code e recebe o produto em casa.

metro de seul
Uma das gôndolas digitais. Você scanea o código QR e faz a compra do seu produto[1]

Todas as transferências entre as estações são gratuitas. Todas as linhas aceitam o pagamento com o T-Money (cartão recarregável).

Nos vagões há gravações em áudio que informam as próximas estações, possíveis transferências e o lado da saída em coreano e inglês. Nas estações de maior circulação essa gravação também é anunciada em japonês e em mandarim.

O metrô de Seul é o único no mundo a usar telas LCD coloridas em todas as estações da sua rede informando o tempo real para a chegada do trem. Esta informação também está disponível em aplicativos para smartphones.

Todas as informações de direção estão escritas em coreano, inglês e em hanja (ideogramas utilizados no coreano).

Um digital view[2]

Várias estações e pontos de ônibus têm quiosques interativos conhecidos como Digital View. O dispositivo têm duas telas touch, uma de 42 polegadas e outra suplementar de 17. A tela maior mostra um mapa do metrô, um serviço de mapas Daum Maps[3], conteúdo de entretenimento, notícias e pontos de interesse ao redor da estação. A tela menor fornece um serviço VoIP – parecido com o Skype. Você pode usar o seu cartão T-Money para pagar o serviço de ligação telefônica.

Tudo isso faz com que o metrô de Seul seja considerado um dos melhores do mundo.

Continue lendo o post para saber mais sobre:

  1. Como usar o metrô;
  2. Horário de funcionamento;
  3. Quanto custa? Como pagar?;
  4. Decifrando a sinalização do metrô;
  5. Preste atenção às saídas;
  6. Lockers;
  7. Calcule a rota do seu trajeto;
  8. Linhas;
  9. Expansão das linhas;

 

 

Como usar o metrô

Totem indicando a entrada/saída de uma estação de metrô[4]

Primeiro, identifique a entrada através do totem com o símbolo do metrô.

Logo que você entrar na estação necessitará de um cartão para poder usar o serviço. Compre um cartão T-Money em alguma loja de conveniência por KRW 2,500 e carregue-o nas máquinas de recarga disponíveis na estação. Ou, compre um cartão dentro da própria estação.

A tarifa é calculada de acordo com a distância percorrida. Assim sendo, você passa o seu cartão no leitor e a tarifa básica será memorizada. Assim que você chegar no seu destino passe o cartão novamente e a tarifa final é debitada.

Se precisar fazer alguma transferência não se preocupe. É gratuita e ao desembarcar siga as sinalizações.

 

 

 Horário de funcionamento

Todos os dias das 5h30 à meia noite.

 

 

Quanto custa? Como pagar?

Passageiro

T-money

bilhete

Regular (19 ou mais)

KRW 1,050

KRW 1,150

Jovem (13-18 anos)

KRW 720

KRW 1,150

Criança (6-12 anos)

KRW 450

KRW 500

10km – 40km: KRW 100 para cada 5km
Mais de 40 km: KRW 100 para cada 10km
Esta tabela está originalmente disponível no portal Visit Seoul[5] em inlgês.

Bilhete avulso

É possível comprar bilhetes avulsos para percorrer a rede de metrô. A tarifa é mais cara, não há integração com o ônibus e você precisa digitar as estações de origem e destino para obter o valor correto da tarifa.

De qualquer maneira, se quiser comprar o bilhete as máquinas de venda são auto explicativas e operam em coreano, inglês, japonês e chinês. Quando você for embora de Seul pode devolver o cartão e receber o valor do depósito (KRW 500) feito para a aquisição do mesmo.

Se você for percorrer poucos trechos específicos é uma opção a se considerar.

Cartão T-Money

Cartão recarregáveis T-Money[6]

De longe é a opção mais vantajosa para quem passará alguns dias na capital e usará bastante o transporte público. Você compra o cartão em lojas de conveniência ou em máquinas de venda por KRW 2,500 e o recarrega quando necessário. As recargas vão de KRW 1,000 a KRW 90,000.  As máquinas operam em coreano, inglês, japonês e mandarim.

Com o cartão recarregável você pode pagar por viagens de metrô, ônibus, taxi, usar lockers em estações de metrô e comprar comida em lojas de conveniência. E ainda, o cartão confere desconto de 10% da tarifa cheia.

 

 

Decifrando a sinalização do metrô

Mapa da estação

Nas plataformas de embarque há um mapa com detalhes sobre a estação, suas saídas e o sua configuração. Os círculos amarelos indicam as saídas e o vermelho a sua localização no momento. Os mapas também mostram pontos de ônibus e pontos de interesse por perto.

 

Mapa de uma estação de metrô com as indicações de entradas e saídas[7]

Acesse o site do Governo Metropolitano de Seul para ter acesso aos mapas de várias estações.

Integração e transferencias

sam-taegeuk
Taegeuk – a espiral coreana presente em muitas coisas[8]

No mapa do metrô haverá um vortex com as cores amarelo, vermelho e azul[9] indicando que a estação conecta-se com uma ou mais linhas. Se quiser fazer transferência, ao sair da plataforma de embarque siga a sinalização com a cor da linha desejada que indicará o caminho para a outra plataforma de embarque.

 

 

Preste atenção às saídas

Notei algo muito interessante no metrô de Seul, que todas as estações têm muitas saídas e essas são sempre indicadas. Em toda coordenada que é fornecida para se chegar a algum lugar usando o metrô sua indicação vem acompanhada do número da saída que a pessoa deve usar. Incrível!!!

Dentro das estações as saídas estão sempre bem indicadas. Basta seguir as placas.

 

 

Lockers

Você sabia que muitas estações de metrô têm lockers?

Locker em uma estação de metrô[10]

O custo é cobrado por hora. O locker pequeno custa KRW 2,000 e o locker maior KRW 3,000.

Como guardar seu volume?

Passo-a-passo de como liberar o locker[11]
  1. Na primeira tela selecione 물품 보관하기 (armazenagem);
  2. Escolha o locker desejado (estará em azul) e pressione 확인 (confirmar);
  3. Método de pagamento: 1)T-money; 2)cartão de crédito; 3)celular; 4)dinheiro;
  4. Caso selecione pagar com o T-Money posicione-o no leitor de cartão;
  5. Abra o locker e coloque seus pertences dentro;
  6. Feche-o;

Como recuperar seu volume?

Passo-a-passo de como liberar o locker[12]
  1. Selecione a opção 5)물품찾기 (retirada);
  2. Selecione a opção 1)본인이 보관한 물품 찾기 (retirar pertences);
  3. Selecione o método de pagamento escolhido para armazenar sua encomenda. Lembrando: 1)T-money; 2)cartão de crédito; 3)celular; 4)dinheiro;
  4. Caso tenha selecionado o cartão T-Money, encoste-o no leitor;
  5. Pressione 예 (Sim, retirar meus perteneces);
  6. Abra o locker e retire seus pertences;
  7. Feche-o;

 

 

Calcule a rota do seu trajeto

Use os aplicativos e calcule sua rota[13]

Existem alguns aplicativos com o mapa de Seul que podem ajudar e muito na hora de decidir qual linha de metrô e estação usar. Se quiser um aplicativo bem legal com mais mapas de metrô além do de Seul sugiro baixar o All Subway (disponível na Apple Store por USD 0.99 – não encontrei equivalente para Android).

Outro aplicativo interessante, entretanto dedicado ao metrô de Seul, é o Subway Korea (disponível na Apple Store gratuitamente)É um aplicativo em inglês que possibilita o cálculo de rota.

Para quem consegue ler e escrever em coreano há dois aplicativos excelentes e que os coreanos usam: Daum Maps e o Naver Maps. Ambos estão disponíveis na Apple Store gratuitamente (Daum Maps; Naver Maps). Você também os encontra para Andoid na Google Play (Daum Maps; Naver Maps).

Há um site muito útil chamado 5678SRMT e nele é possível, além de calcular a sua rota, baixar o mapa da rede do metrô em pdf.

Para quem quiser calcular a rota pela internet usando o site do Daum Maps sugiro primeiro aprender a ler e escrever em coreano (leia o post como aprender coreano) e depois aprender a usar o site e calcular. No post Transporte público – tudo sobre ônibus em Seul ensinei o passo-a-passo. Depois que selecionar a origem e o destino, clique em 대중교통 (transporte público) e selecione 지하철 (metrô) ou 버스+지하철 (metrô e ônibus).

rota metro seul

 

 

Linhas

150327_한글노선도(뒤면_
Rede metroviária de Seul[14]
azul

Linha 1 – azul 

Esta foi a primeira linha do metrô de Seul. A estação de Seul está bem no centro da linha. Com o tempo, foi estendida até Suwon, Incheon, Cheonan e outras áreas. 

 verde

Linha 2 – verde

Esta é uma linha circular que conecta vários destinos polulares como as estações de Hongik University, Sinchon, City Hall, Dangdaemun History and Culture Park, Jamsil, SamseongGangnam. 

 20100915150429

Linha 3 – laranja

Esta linha vai de Islan em Gyeonggi para o sul de Seul. Passa por Sinsa, Apgujeong, Terminal Expresso de Ônibus, Anguk Jongo 3-ga que dá acesso ao popular Insadong.

20100915150442

Linha 4 – azul celeste

Conecta parte do norte ao sul da capital. Nesta linha você encontra Daehangno (estação Hwehya), Dongdaemun Market, Myeongdong, Namdaemun, e a estação de Seul.

 20100915150451

Linha 5 – roxo

Conecta o aeroporto de Gimpo a Seul. A linha também conecta-se às linhas 1 e 3 na estação Jongno 3-ga.

 20100915150459

Linha 6 – marrom

Nesta linha você encontra o Estádio da Copa do Mundo e Itaewon.

20100915150528

Linha 7 – verde oliva

A linha começa em Euijeongbu no norte de Seul e se extende até Gangnam

20100915150545

Linha 8 – rosa

Esta linha conecta o sul da capital a Seongnam. No curso da linha você encontra a conhecida área de compras Munjeong-dong, assim como o maior mercado de Seul o Nongsanmul Market, e também o Garak Market, popular por seus peixes e produtos agrícolas.

20100915150554

Linha 9 – dourado

É uma das linhas mais novas. Sua construção fora completada em 2009 e liga o aeroporto de Gimpo ao distrito de Gangnam.

 20100915150605

Bundang – amarelo

Esta linha liga o distrito de Gangnam à área residencial de Bundang

 20120224141404

Sinbundang – vemelho 

Foi a primeira linha sem motorista a operar na Coréia do Sul. Conecta Gangnam, Pangyo Jeongja.

 20100915150614

Jungang – esmeralda

A linha conecta a estação Yongsan e a estação Yongmun.

 20100915150623-1

Gyeongui – esmeralda claro

Esta linha parte da estação de Seul e vai até Munsan, a estação mais próxima à fronteira com a Coréia do Norte. Da estação de Munsan é possível visitar a Zona Desmilitarizada. 

20100915150623

Gyeongchun – verde primavera

Finalizada em 2010, conecta com a linha 7 na estação  Sangbong e termina na estação Chuncheon.

 20140915093912

 Linha do Aeroporto

Esta linha conecta ambos os aeropotos (Gimpo Incheon) com o centro de Seul.

Esta tabela está originalmente disponível no portal Visit Seoul[15] em inlgês.

 

 

Expansão das linhas

O que já era bom sempre pode ficar melhor. Para os próximos 10 anos (até 2025) Seul planeja expandir e implementar 10 novas linhas, acrescentando 90km à rede já existente de 331,5km. Somando a quilometragem o metrô tem previsão para ter uma rede de 421,5km.

Mapa com as novas linhas[16]

Com base no mapa traduzido e elaborado pelo BusinessKorea[17] as maiores mudanças acontecerão em três áreas: oeste, nordeste e sudeste. No oeste de Seul serão abertas quatro novas linhas. No nordeste duas novas linhas e uma extensão. No sudeste uma nova linhas e duas extensões.

Imagem de capa por Baya Khodja (CC BY-NC-ND 2.0)

Faça sua reserva para Seul pelo Viver a Viagem e ajude a manter o site. Não vai custar nenhum centavo a mais para você.

CC-BY-NC

Referências e Notas Explicativas   [ + ]

About the author

Sou fotógrafo, moro em São Paulo e já estive em 16 países. O Viver a Viagem é meu projeto pessoal e vai além de dicas triviais; quero proporcionar uma imersão cultural e ajudar você a viajar com um olhar diferente.
  • Denise Abdalla Freire Pedrozo

    Alexandre querido, vou pra Seul hoje, pois estou morando em HK, e li seu post inteiro e só ao final que vi quem escreveu… Demais!!!! Parabéns!!! Tô aqui desbravando seu site. Bjinhoss,
    Denise Abdalla

    • Denise, quanto tempo! Que delícia esse encontro surpresa! Não sabia que estava morando em HK. Sou louco para conhecer a cidade. Na minha próxima visita à Ásia passo por aí. Você vai adorar Seul!! É uma cidade igualmente cosmopolita, rica em história e de gastronomia e entretenimento de primeira. Eu me surpreendi com a cidade. Aproveite as dicas do site. Coincidentemente escrevi a maioria dos primeiros posts sobre Seul. Logo logo vem Japão e muito mais. Se precisar de alguma coisa em Seul me avise. Beeeeeijo!!

  • Fabio

    Prezado escriba. Muito obrigado pelas informações.