Blog posts

Takkyubin – Japão com pouca bagagem

Takkyubin – Japão com pouca bagagem

Japão

Guarde este nome: TakkyubinVocê já pensou em viajar com pouca bagagem, ou praticamente sem, e ao mesmo tempo ter todas as suas coisas consigo? Pois saiba que é possível! Utilizei o serviço três vezes durante a estada no Japão.

Passei a maior parte do tempo de mochila e mala pequena, com roupas para até cinco dias; o resto era despachado para o lugar que estaria dias depois. Assim que chegava no hotel a mala estava lá, dentro do quarto envolta num plástico protetor.

Há no Japão um incrível sistema de entrega porta-a-porta chamado Takkyubin. A rede é densa e chega a todos os cantos do país. Você pode despachar sua bagagem nos centros de coleta da companhia, espalhados pela cidade, ou ainda em muitas lojas de conveniência com a bandeirinha indicando o serviço.

Na dúvida, pergunte. Se você não fala japonês não se desespere. Aprenda a palavra Takkyubin! 

Como identificá-lo?

pouca bagagem

Os dois gatinhos pretos com amarelo e verde água são a marca do serviço. É possível identificar os furgões que passam de um lado para outro nas cidades e estradas; as bicicletas a entregar encomendas; e os totens do lado das portas da lojas de conveniência.

pouca bagagem
Furgão da Takkyubin chegando em um vilarejo da província de Nara[1]
pouca bagagem
Furgão da Takkyubin estacionado[2]
pouca bagagem
Toten do Takkyubin[3]
pouca bagagem
Bicicleta da Takkyubin[4]

Para adiantar e facilitar, é possível verificar onde há um centro de coleta através do site, contudo, a consulta pode ser feita apenas em japonês. “Então não poderei usar?” – você me pergunta. Pode sim!

Abaixo faço uma simulação de como achar um centro de coletas perto de você e como preencher a guia de envio. Importante: no Japão as unidades administrativas são diferentes das utilizadas no Brasil, assim sendo, os endereços são passados de maneira diferente e sem equivalência ao nosso.

Aqui começamos o endereço pelo ponto específico (endereço do destinatário), até chegarmos no país. Ex.: Rua, número, bairro, CEP, cidade, UF, Brasil.

Lá é o contrário. Inicia-se pelo país e vai até o número específico.  Para exemplificar separei o endereço de um dos centros de distribuição para o qual encaminhei as malas – lembrando que se o lugar em que você for se hospedar for um hotel ou tiver recepção, você pode mandar diretamente para lá. Enviei para este centro pois aluguei um apartamento através do Airbnb.

Endereços japoneses

Vamos ao que interessa. Assim é como um endereço aparece: 〒104-0045 東京都中央区築地6丁目1番4号マノア築地ビル E agora? Calma. Vamos decifrá-lo juntos:

  • 〒104-0045: código postal
  • 東京都: Tokyo-to (o To é uma unidade administrativa específica acrescentada para a capital de Tóquio)
  • 中央区: Chuo (区 é uma divisão administrativa. É como se fosse um bloco, uma quadra grande que engloba várias outras unidades administrativas menores)
  • 築地: Tsukiji (町 equivale a uma cidade pequena e é outra divisão administrativa. Tsukiji enquadra-se aí)
  • 6丁目: uma espécie de quarteirão
  • 1番: número da edificação
  • 4号: número da casa ou apartamento
  • マノア築地ビル Edifício MANOA Tsukuji

Reconfigurando o endereço, sabemos que no Edifício MANAO Tsukiji, ap4, número 1, no quarteirão 6, em Tsukiji, na quadra Chuo em Tóquio há um centro de distribuição da Takkyubin.

Abaixo um passo-a-passo de como achar o endereço específico no site. Munidos do endereço em japonês sigamos as instruções:

1) Seleciona-se a província. Uso Tóquio para o exemplo: 東京都;
2) Em cidades grandes como Tóquio há três divisões administrativas: 市, 区 e 村
3) Seleciona-se outra unidade administrativa: 町
4) Seleciona-se o quarteirão:丁目;
Voilà!

pouca bagagem

pouca bagagem

Para enviar a bagagem será necessário preencher um pequeno formulário.

pouca bagagem

1) Código postal do destinatário: 104-0045
2) Telefone do destinatário (disponível no site após busca): 0570 200 738
3) Endereço do destinatário: 東京都中央区築地6丁目1番4号マノア築地ビル
4) Nome do destinatário: onde vou retirar a bagagem, ou o hotel
5) Código postal do remetente: código postal do hotel
6) Telefone do remetente: telefone do hotel
7) Endereço do remetente: Informe o endereço do hotel
8) Nome do remetente: informe o nome do responsável no hotel
9) Conteúdo: informe o que está sendo transportado. No exemplo usei 荷物 (bagagem)
10) Data de recebimento: você pode agendar a entrega para uma data futura
11) Escolha a faixa de horário em que a sua bagagem será entregue: antes do meio dia, do meio dia às 14h, das 14h às 16h, das 16h às 18h, das 18h às 20h, das 20h às 21h.

Deixo o link com o passo-a-passo disponível no próprio site deles. Clique aqui.

Formulário preenchido você receberá uma guia. Guarde-a para apresentá-la caso colete sua bagagem no centro de distribuição. Ou, avise o hotel a data e a faixa de horário que ele receberá a sua bagagem. Cole o número de rastreamento.

Quanto custa? Vale a pena?

Como com qualquer serviço courier o custo vai depender de onde para onde você vai enviar, a quantidade de volumes e suas dimensões. Minha mala despachada tinha o tamanho médio e foi com 15KG. Cada envio saiu entre ¥1000 e ¥1600.

Valeu a pena? No meu caso valeu cada centavo pago! Tive vários deslocamentos pelo interior do país, trekking e dias de mochila nas costas. Se você for fazer muitos deslocamentos ou estiver com malas pesadas considere-o. 

Faça suas reservas no Japão por aqui

Referências e Notas Explicativas[+]

About the author

Sou fotógrafo, moro em São Paulo e já estive em 16 países. O Viver a Viagem é meu projeto pessoal e vai além de dicas triviais; quero proporcionar uma imersão cultural e ajudar você a viajar com um olhar diferente.