Blog posts

Um passeio de bicicleta por Yeouido

Um passeio de bicicleta por Yeouido

Coréia do Sul

Você já ouviu falar da ilha de Yeouido em Seul? Hoje, arranha-céus criam um lindo skyline visto da outra margem do rio Han. É carinhosamente chamada de a Manhattan de Seul pela alta concentração de prédios altos. A ilha tem três belos parques, um prédio com vista panorâmica, acesso para um dos maiores mercados de peixe da Ásia e vários restaurantes e café. É o centro financeiro, político e corporativo da capital. Acredite, apesar disso tudo seu nome significa ilha sem utilidade (!).

Yeouido de bicicleta
Mapa: Kimjunsu Naver blog

Pois é, seu nome remete aos tempos em que ainda não se tinha controle do nível das águas do rio Han. Seu terreno plano constantemente era inundado pelas águas do rio nas épocas de cheia, sucumbindo parte da ilha e dificultando sua ocupação. Por muito tempo serviu como pasto e terra para plantação de amendoim. Entre 1929 e 1958, serviu de base para o Aeroporto Internacional de Seul. O aeroporto foi construído durante o período da ocupação japonesa e desativado com a transferência do aeroporto à base aérea de Seul (atual Aeroporto Internacioal de Gimpo). Foi apenas em 1970 com a construção de uma ponte unindo a ilha à cidade que Yeouido começou a tomar a forma que tem hoje.  Sabe qual a melhor maneira de se explorar a ilha? De bicicleta!

O perímetro da ilha é inteiro composto por dois parques, um em cada lado. Complementando, ainda há um terceiro parque em sentido longitudinal unindo o norte com o sul da ilha: o Yeouido Park (여의도공원). Este, foi construído sobre parte da pista de pouso do antigo aeroporto. Todo o percurso dos parques tem ciclovias, facilitando o deslocamento. Veio sem bicicleta? Sem problema, é possível alugar uma por ₩3.000 a hora – uma hora é tempo suficiente para se percorrer a ilha numa velocidade constante e com algumas paradas.

Yeouido de bicicleta. Foto: Alexandre Disaro
Pedalando pelo parque[1]
Noryangjin Fish Market. Yeouido de bicicleta
Noryangjin Fish Market[2]
Yeouido de bicicleta
Jeff White Yeouido Park[3]
Casal namorando à beira rio. Foto Alexandre Disaro Yeouido de bicicleta
Casal namorando à beira rio[4]
Lufe Gomes sendo torrado no reflexo dourado projetado pelo 63 Building. Foto: Alexandre Disaro Yeouido de bicicleta
Lufe Gomes sendo torrado no reflexo dourado projetado pelo 63 Building[5]
Geometria do 63 Building. Foto: Alexandre Disaro Yeouido de bicicleta
Geometria do 63 Building[6]
Ensaio acontecendo debaixo da ponte Mapo. Foto: Alexandre Disaro Yeouido de bicicleta
Ensaio acontecendo debaixo da ponte Mapo[7]
Yeouido de bicicleta
Yeouido Park[8]
Yeouido de bicicleta
Yeouido Hangang Park[9]
Yeouido de bicicleta
Seonyudo Island[10]
Casal com roupa formal. Ele de terno ocidental, ela de hanbok (traje tradicional). Foto: Alexandre Disaro Yeouido de bicicleta
Casal com roupa formal. Ele de terno ocidental, ela de hanbok (traje tradicional)[11]
Yeouido de bicicleta Foto: Alexandre Disaro
Lanchinho: Bondaegi (larva de bicho da ceda)[12]

Em outubro acontece por lá o maravilhoso Festival Internacional de Fogos de Artifício de Seul. Fique atento caso esteja na capital.

Como chegar?

Há duas estações de metrô na ilha: Yeouido e Yeouinaru. Se está indo conhecer a região e quer alugar a bicicleta, desça na saída 3 da estação Yeouinaru, siga para a direita em direção à ponte Wonhyo. O quiosque para a locação está próximo à orla.

Legenda: percurso perímetro da Yeouido, percurso Parque de Yeouido e percurso Seonyudo.

Gostou de percorrer estes três parques e ficou com vontade de continuar? Há um  quarto parque numa ilha próxima chamado Seonyudo. O passeio pode ser ser feito junto com a ilha de Yeouido. Ainda quer continuar? Percorra as margens do rio Han pelas ciclovias da cidade.

Faça sua reserva para Seul pelo Viver a Viagem e ajude a manter o site. Não vai custar nenhum centavo a mais para você.

CC-BY-NC

Referências e Notas Explicativas[+]

About the author

Sou fotógrafo, moro em São Paulo e já estive em 16 países. O Viver a Viagem é meu projeto pessoal e vai além de dicas triviais; quero proporcionar uma imersão cultural e ajudar você a viajar com um olhar diferente.