Blog posts

O colorido Mercado de Gwangjang em Seul

O colorido Mercado de Gwangjang em Seul

Coréia do Sul, Gastronomia

Conheça o colorido Mercado de Gwangjang em Seul, o mercado mais antigo e ainda em atividade da capital sul coreana. Duas ruas cobertas se cruzam e criam um paraíso gastronômico para turistas e locais.

Ir a um mercado tradicional é sempre um ponto alto de qualquer viagem. Ver como as pessoas se vestem, o que compram e o que comem é entender parte da cultura local.

Tradicional por suas sedas, cetins, tecidos para hanbok (roupa tradicional coreana), lacas com madre pérola e artesanato é também conhecido pelos seus restaurantes. Seus corredores são tomados por vendedores com carrinhos, barraquinhas e frentes de loja. Todos vendendo comidas típicas. Uma indulgência, um sonho de glutão materializado.

Alguns dias haviam corrido desde que chegáramos a Seul e ainda não visitáramos o lugar. Uma noite, cansados e famintos, nossa bússuola norteava para casa quando nos demos conta que estávamos na região do mercado.

Decidimos mudar o curso e fomos para Gwangjang. Ao entrar nos deparamos com muitas pessoas comendo e um ambiente fervilhando de tanta vida. Embasbacados, nos olhamos e rimos. Há 10 minutos lutávamos para ficarmos acordados caminhando por uma região que há horas já adormecera, não havia passando nem um minuto que entráramos e estávamos dispostos como quem acabara de acordar.

Sentamo-nos em alguns lugares para comer coisas de todas as sortes. Um verdadeiro stall-hopping, um pula-pula de barraquinhas. Voltamos felizes e satisfeitos, caminhando tranquilamente pelo Cheonggyecheon à noite tirando fotos. Teve gente que quase caiu – no sentido literal – no rio de tanto sono.

O que comer?

No mercado é possível encontrar muitas comidas descritas no post sobre comidas de ruas em Seul.

Gwangjang Market
Vendedora de hanbok (roupa tradicional coreana). Foto: Marcelo Drunk (CC BY-NC-ND 2.0)
Gwangjang Market
Casal no mercado. Foto: Alexandre Disaro
Gwangjang Market
Foto: Alexandre Disaro
Gwangjang Market
Foto: Alexandre Disaro
Gwangjang Market
Tteokbokki. Foto: Alexandre Disaro
Gwangjang Market
Foto: Alexandre Disaro
Gwangjang Market
Preparando os deliciosos mayakgimbap[1]
Gwangjang Market
Prontinhos para serem devorados[2]
Gwangjang Market
Sundae (salsicha de sangue) e para acompanhar lascas de pulmão[3]
Gwangjang Market
Preparando mandu[4]
Gwangjang Market
Servindo mandu recém preparado[5]
Gwangjang Market
Manduguk (sopa de mandu), kimchi e soju (destilado de grãos)[6]
Gwangjang Market
Cruzamento das ruas cobertas no Gwangjang Market[7])
Gwangjang Market
Luzes à noite[8])

 

Gostou? Os arredores também se beneficiam da atmosfera criada pelo mercado. Há diversas lojas de tecidos e produtos relacionados, vendedores de rua e restaurantes familiares. Tudo isso ao lado do Cheonggyecheon e de duas estações de metro! Vale a pena conferir.

Hora de funcionamento

Lojas: das 8h30 às 18h
Restaurantes: o ano inteiro, das 8h30 às 23h.
Lojas de roupas: das 21h às 10h do dia seguinte.

As lojas de roupas e os restaurantes funcionam o ano inteiro, todos os dias. As demais lojas fecham aos domingos.

Site

www.kwangjangmarket.co.kr
Site apenas em coreano

Como chegar?

A maneira mais fácil de chegar ao Mercado é de metrô. Pegue a linha 6, desça na estação Jongo 5-ga e saia pela saída 7. Uma das entradas do mercado fica a poucos metros da saída do metro virando a direita.

Outra opção é pegar a linha 2 ou 5, desça na estação Euljiro-4-ga e saia pela saída 3 ou 4. Caminhe pela avenida, cruze o Cheonggyecheon, pegue a direita e caminhe até quase chegar na próxima avenida principal, a Donghe-ro. A entrada estará a esquerda, antes de chegar à avenida.

 

.

Reserve seu hotel em Seul.

Referências e Notas Explicativas   [ + ]

About the author

Sou fotógrafo, moro em São Paulo e já estive em 16 países. O Viver a Viagem é meu projeto pessoal e vai além de dicas triviais; quero proporcionar uma imersão cultural e ajudar você a viajar com um olhar diferente.