Blog posts

Praias de Santa Catarina: praia do Estaleiro

Praias de Santa Catarina: praia do Estaleiro

Brasil

Quem conhece as belas praias de Santa Catarina sabe que em seu litoral recortado há muitas baías e enseadas. Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis são suas maiores e mais conhecidas cidades. Entretanto, é de seus redutos de água esmeralda que o estado mais se orgulha.

É neste litoral que se encontra uma das jóias catarinenses: a Costa Verde e Mar. A Costa inicia em Balneário Piçarras e ziguezagueia até Porto Belo. Nela há cidades grandes e pequenas; restaurantes; pousadas; trilhas; vistas deslumbrantes; mergulho; surfe e muitas praias.

costa verde mar
Mapa da Costa Verde e Mar[1]

Uma delas é a pacata praia do Estaleiro, em Porto Belo.

A praia está impressa nas minhas memórias de infância quando, em família, saíamos para fazer passeios pela região. Recentemente a redescobri, e desde então sempre que possível, retorno para passar algumas horas nessa praia no extremo norte da península de Porto Belo.

O Viver a Viagem esteve por lá e divide um pouco deste refúgio com você.

Itapema-07

O acesso se dá através de barco ou de uma curta trilha.

Itapema-14

Itapema-01

Itapema-04

Itapema-21

Suas águas rasas e de temperatura agradável são perfeitas para banho.

Itapema-16

Por estar abrigada e cercada de costões, suas águas são calmas e límpidas. A visibilidade é ótima e propícia para a prática de snorkel. As pedras encapadas com cracas e algas servem de lar para crustáceos, ouriços e peixes.

Itapema-13

Itapema-11

A praia é pequena e tem um único ponto de apoio: a Baiuca do Pipoca. Lá é possível renovar as energias, alugar guarda-sol e cadeiras; o que facilita muito a descida e a subida da trilha para se chegar à praia.

Itapema-05

Itapema-06

Itapema-20

Itapema-19

Itapema-18

Caminhando pelos costões, à direita, chega-se a outras praias ainda menores.

Itapema-10

Itapema-09

Itapema-12

No caminho de volta, saindo da praia do Estaleiro, há uma bifurcação que leva a um bar-mirante. Lá é possível tomar uma cervejinha com direito a vista para o Caixa d’Aço, a ilha de Porto Belo e a baía de Itapema.

Itapema-23

Itapema-24

Itapema-25

Onde ficar?

Você pode escolher inúmeras cidades como ponto de apoio e fazer passeios de um dia. A praia do Estaleiro fica próxima às cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Dessas, Itapema oferece a melhor estrutura e acesso da BR.

Itapema-26
Itapema no ápice do verão[2]

O Viver a Viagem recomenda ir à praia do Estaleiro cedo ou na baixa estação. O acesso não é duplicado e tende a registrar grandes congestionamentos durante o verão.

Como chegar?

A praia fica na cidade de Porto Belo. Vindo do sul, ao sair da BR 101 pegue o acesso que vai para Bombinhas e siga pela Avenida Governador Celso Ramos até a bifurcação com a Alameda Vila do Araçá. Vire à esquerda e siga pela Alameda até chegar no começo da trilha.

mapa1

mapa2

Não esqueça de se hidratar regularmente e de aplicar filtro solar. Produziu lixo? Jogue-o no lixo.

Bom verão!

Faça sua reserva em Itapema pelo Viver a Viagem e ajude a manter o site. Não custará nenhum centavo a mais para você.

CC-BY-NC

Referências e Notas Explicativas   [ + ]

About the author

Sou fotógrafo, moro em São Paulo e já estive em 16 países. O Viver a Viagem é meu projeto pessoal e vai além de dicas triviais; quero proporcionar uma imersão cultural e ajudar você a viajar com um olhar diferente.
  • Telmo Curcio

    Praia linda demais! Na minha opinião as melhores praias de SC estão fora de Florianópolis. Vale a pena conhecer as outras praias da região, especialmente ao norte de Floripa.

    • Concordo! O litoral de SC é muito bonito e grande parte dessa beleza está fora da capital.