Blog posts

Como negociar em países muçulmanos

Como negociar em países muçulmanos

Marrocos

Quem visita qualquer país do Oriente Médio ou Magrebe encontra muitos mercados centenários. Se quiser comprar algo e não pagar muito além do custo real vai precisar saber negociar. O Viver a Viagem visitou a Turquia e o Marrocos e ensina barganhar o melhor preço para você voltar com muitas lembranças e histórias.

O passados das caravanas e trocas comerciais pulsa no sangue dessas pessoas. A negociação é um traço cultural muito forte que deve ser respeitado e praticado. Aceitar uma oferta sem entrar no jogo é considerado desrespeitoso.

O primeiro país muçulmano que visitei foi a Turquia. Apesar da evidente ocidentalização e do grande fluxo de turistas, a tradição da negociação sempre esteve presente.

como negociar como negociar

Contudo, foi apenas no Marrocos que realmente senti o peso da negociação nos mercados. O país vem se modernizando rapidamente, mas ainda exala muita tradição por todos os cantos.

como negociar

Se você é um bom negociador, ótimo. Aproveite para alcançar novos limites. Do contrário, aprenda como negociar para não se sentir enganado.

como negociar

Antes de ir às compras, saiba o que busca e pergunte a algum local de confiança quanto ele pagaria pelo produto. Tome o preço como base, não como verdade absoluta. Lembre que ao valor está associado a qualidade e procedência da mercadoria.como negociar

Os marroquinos não têm costume de apenas sair para olhar. Quando entram nas lojas e pedem para ver o produto, o movimento é interpretado como interesse em comprar.

como negociar como negociar

E se você só quiser olhar?

É difícil saber ao certo o que você quer na primeira visita ao souk (mercado), certo? Tudo é novidade. Desde a finalidade do produto como o processo de manufatura do mesmo. Minha sugestão é que você diga que é seu primeiro dia na cidade e vai ficar ainda algum tempo no país.

Os vendedores sabem que tudo é novo para o turista e também que temos o costume de olhar sem comprar.

como negociar

Como negociar

Ok, então você já sabe o que quer, tem um preço base e saiu para comprar.

Assim que você entrar na loja provavelmente será recebido com chá. Pergunte pelo produto e preço. O vendedor provavelmente rebaterá sua pergunta com outra pergunta, querendo saber quanto você paga pelo produto – isso é um teste para ele saber se você tem noção de quanto vale a mercadoria.

como negociar

Se você não tiver ideia alguma ele certamente jogará o preço lá em cima. De cinco até oito vezes o custo real do produto. Atue e finja que esse preço que ele oferecer é alto demais e que pode levar você a bancarrota. Ofereça um valor ridiculamente baixo como contra-proposta. Ele entenderá e agirá como você.

Aos poucos, ele baixará o valor e a cada lance tentará convencê-lo do novo valor. Recuse, olhe nos olhos e apele para o emocional subindo o valor com aumentos mais modestos que os decréscimos do vendedor.

Quando chegar onde quer ainda dê mais uma cartada e feche o negócio.

Caso o vendedor insista em deixar o valor acima do que você quer, agradeça-o e simule sair da loja. Depois de todo esse teatro ele tem certeza que você quer finalizar a compra. Ele irá atrás de você e fará a última proposta com o preço final. Dê sua última cartada e fechem o negócio.

Pense bem, o que o motiva a fazer o mesmo trabalho todos os dias? Além do dinheiro é a diversão no trabalho. Barganhar é um jeito de alegrar a rotina. Ele nunca sabe quanto vai conseguir com a venda de cada produto.

como negociar

Comprando como um local

  1. Barganhar é cultural. Ninguém venderá abaixo do preço que pode praticar. Negocie mesmo!;
  2. Às vezes, ser agressivo ou hostil à recusa da compra também faz parte da tática para que você compre;
  3. A primeira venda significa sucesso nas vendas do dia. É mais fácil conseguir um ótimo preço ao abrir a loja;
  4. A última venda também carrega grande possiblidade de barganha. É o momento em que o vendedor quer ir embora e ele vê a possibilidade de faturar algo a mais antes de encerrar o dia;
  5. Por melhor que você seja em negociação nunca pagará o mesmo valor que um local;
  6. Não se esqueça que o poder de decisão é seu. Não se sinta obrigado a comprar;

como negociar

como negociar

Aprendeu a negociar? Confira também 30 super dicas sobre o Marrocos para uma viagem perfeita.

About the author

Sou fotógrafo, moro em São Paulo e já estive em 16 países. O Viver a Viagem é meu projeto pessoal e vai além de dicas triviais; quero proporcionar uma imersão cultural e ajudar você a viajar com um olhar diferente.
  • Bruno Bertocco

    Alexandre, sucesso esse post. Muito util e divertido, adoro lugares em que a gritaria da negociacao, as bricandeiras e claro o jogo de interesses se sobresaem e marcam o momento… sucesso !

    • Alexandre Disaro

      Oi Bruno,
      Obrigado pelo carinho. Aprendi muito tendo que negociar por lá, inclusive de gostar de negociar!
      Abraço,